quinta-feira, 12 de março de 2020

COMO OS CÃES ENXERGAM

Fonte: https://liberal.com.br/revista-l/mundo-pet/eles-estao-de-olho-como-os-caes-enxergam-672827/

Cada espécie apresenta cinco sentidos (audição, olfato, paladar, tato e visão) que são importantes para a percepção do ambiente.
Se tratando da visão do cão, este não é o seu sentido mais desenvolvido. Sendo um animal considerado caçador, a visão noturna do cão é melhor que a humana; distingue melhor os objetos em movimento que os estáticos, mesmo estando muito distantes.
Os cães enxergam as formas e as cores da mesma forma que nós, só que a hierarquia de importância dos sentidos é completamente diferente da nossa:

HUMANOS
CÃES
Visão
Olfato
Tato
Audição
Audição
Visão
Olfato
Tato
Paladar
Paladar

Uma característica da visão canina que coincide com a nossa é que ambos os olhos estão voltados para a frente, o que confere uma visão binocular, muito eficaz no cálculo de distâncias. Por outro lado, os cães possuem uma visão periférica muito maior do que a nossa.

Visão periférica dos cães: Humanos (esquerda) X Canídeos (direita)
Fonte: http://realworldfatos.blogspot.com/2015/06/como-os-animais-enxergam-o-mundo.html

Tanto no cão quanto no humano, a visão depende das características dos olhos: duas estruturas esféricas de interior líquido envolvido por várias camadas que lhes atribuem consistência. Assim, contam com vários elementos que permitem o controle da luz: o cristalino, que tem o propósito de focar a imagem; a pupila, que regula a quantidade de luz que entra no olho, e a retina, a capa onde se forma a imagem que é de seguida interpretada pelo cérebro.
O cristalino mais fino nos olhos dos cães deixa a luz ultravioleta passar, o que lhes dá a possibilidade de que enxergar o que os humanos não conseguem.

Visão ultravioleta - Filtro solar
Fonte: https://incrivel.club/admiracao-animais/porque-os-caes-enxergam-melhor-que-nos-453110/

A estrutura da retina dos cães indica que eles enxergam colorido, entretanto, não igual aos seres humanos, mas semelhante (os fotorreceptores cones têm essa função – ocupam somente 10% da região na retina dos cães). A figura abaixo mostra a comparação do espectro visível do ser humano com visão de cores normal tricromática (superior) e de um cão com visão de cores normal dicromática (inferior).

Fonte: https://www.sahv.com.br/post/a-visao-dos-caes-uma-maneira-diferente-de-ver-o-mundo/130

Os cones são sensíveis a determinadas cores, de modo que as cores que nós vemos como violetas, o cão vê como azuis e aqueles tons que para nós são intermédios entre o vermelho e o amarelo, o cão vê como amarelos. Relativamente às restantes cores, acredita-se que o cão veja o verde e o vermelho como cinza, dos tons mais claros até aos mais escuros.

Visão dos cães: Humanos (esquerda) X Canídeos (direita)
Fonte: http://realworldfatos.blogspot.com/2015/06/como-os-animais-enxergam-o-mundo.html

Visão dos cães: Humanos (esquerda) X Canídeos (direita)
Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/como-e-visao-de-diferentes-especies-de-animais/

Visão dos cães: Humanos (esquerda) X Canídeos (direita)
Fonte: https://pontodevista.myalcon.com/curiosidades/descubra-como-funciona-visao-de-5-animais-diferentes/

Já os fotorreceptores bastonetes são utilizados para enxergar em baixa luminosidade; os cães possuem um maior número em comparação aos seres humanos. Por isso, os cães demoram mais  para recuperar completamente a visão após exposição à luz brilhante, devido ao tapetum lucidum, uma estrutura presente na retina deles que é altamente celular, o que justifica quando em uma estrada o farol do carro ilumina diretamente nos olhos de um cão e ele fica imobilizado; são frequentemente atropelados por este motivo. Ao contrário do tapetum lucidum, os cães também apresentam outra estrutura na região inferior da retina, geralmente de pigmentação escura, o tapetum nigrum, que atenua o excesso de luz.

Visão noturna - Tapetum lucidum (brilho dos olhos)
Fonte: https://dianaashworth.com/2015/02/19/eye-shine-you-shine-but-i-dont/

A capacidade de perceber a luz e o movimento são aspectos essenciais da visão. Os cães mais sensíveis são capazes de reconhecer um objeto em movimento a até 900 metros de distância, mas quando este objeto está parado, são capazes de enxergar a uma distância de apenas 585 metros ou menos.


Referências –
https://incrivel.club/admiracao-animais/porque-os-caes-enxergam-melhor-que-nos-453110/
http://www.saudeanimal.com.br/2015/11/28/a-visao-dos-caes/
https://www.royalcanin.pt/a-visao-do-cao
https://www.sahv.com.br/post/a-visao-dos-caes-uma-maneira-diferente-de-ver-o-mundo/130

Nenhum comentário:

Postar um comentário